RECEITAS RECEITAS

FAKE LEMON PIE

Ingredientes

Suspiro:

– 5 claras

– 4 xícaras de açúcar

– 1 limão tahiti grande

 

Iogurte frozen:

– 2 potes de iogurte natural

– 2 colheres de açúcar

 

Creme de limão

– 2 latas de leite condensado

– 1 caixinha de creme de leite

– 50 ml de suco de limão

– Raspas de 2 limões

 

Massa folhada:

– 30g de fermento biológico

– ½ xícara (chá) de água morna

– ¾ de xícara (chá) de leite morno

– ¼ xícara (chá) de açúcar

– 1 colher (sopa) de sal

– 4 xicaras (chá) de trigo

– 200g de manteiga para folhar

– 1 ovo batido

– 12 forminhas de alumínio para empadas

 

Finalização:

– 24 folhas de rúcula selvagem

– 48 unidades de macadâmia tostadas

– 36 unidades de framboesas frescas

– 500g de sorvete de limão artesanal

Modo de preparo

Preparo suspiro:

Bata as claras em neve deixando bem consistente. Ainda na batedeira, acrescente o açúcar aos poucos. Coloque em uma vasilha e rale um pouco da casquinha de limão para dar um toque final. Leve ao forno a 100ºC. Deixe por aproximadamente 10 minutos. Se não crescer, pode aumentar para 15 minutos.

 

Preparo Iogurte natural:

Misture o iogurte e o açúcar. Coloque em uma fôrma em que esse creme fique no máximo 1 dedo de altura. Congele. Após congelado, corte em palitos. Mantenha no congelador.

 

Preparo creme de limão:

Em uma panela, coloque o leite condensado e o creme de leite. Leve ao fogo baixo sempre mexendo até dar ponto de brigadeiro. Retire do fogo e junte o suco de limão e as raspas. Reserve.

 

Preparo massa folhada:

Dissolva o fermento com o açúcar e o sal. Adicione a água, o leite, o ovo batido e misture bem. Acrescente a farinha de trigo e misture novamente até obter uma massa homogênea. Coloque a massa em uma mesa ou bancada e sove bem com as mãos até ficar bem lisa. Deixe descansar por 15 minutos. Abra a massa com um rolo de macarrão até obter uma espessura de cinco centímetros. Passe a manteiga para folhar com a colher em 1/3 desta massa. Dobre uma parte dela e aplique novamente a manteiga. Feche a última parte e dobre as pontas. Corte metade da massa e congele. Corte a outra metade em 12 pedaços de mais ou menos 6 cm X 4 cm. Coloque cada retângulo desse sobre uma forminha. Com ajuda das mãos, vá apertando a massa contra a forminha para depois que assar a massa fique nesse formato. Asse durante 20 minutos a 180ºC. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Retire a massa da fôrma e reserve.

 

Montagem:

Recheie a forminha com o brigadeiro de limão. Por cima, faça uma quenele de sorvete de limão. Em cima da quenele, coloque quatro palitos de iogurte frozen. Decore com três framboesas frescas, duas folhas de rúcula selvagem, quatro macadâmias inteiras e quatro suspiros em cada tortinha de limão. Servir imediatamente por conta do sorvete.