Renata Vanzetto

A Chef

Cara de menina e currículo de veterana. Aos 28 anos, muitos deles vividos em Ilhabela, São Paulo, Renata usa e abusa da criatividade na vida profissional. Inquieta e movida a desafios, comanda nove unidades de negócios: os restaurantes Marakuthai, em Ilhabela, Jardins e Itaim, o Buffet Marakuthai, que atende eventos em São Paulo e em Ilhabela, o MeGusta, bar na Ilhabela que veio para São Paulo, o restaurante Ema, em São Paulo e o bar Lambisgoia em Ilhabela. Também jurada das 3 edições do programa “Cozinheiro sem Ação”, do canal GNT.
Começou a cozinhar ainda criança, motivada pela avó, com quem aprendeu a fazer gemada, bolo de fubá e brigadeiro. Nos anos 90, a mãe abriu um restaurante na Ilhabela, foi ali com apenas 13 anos que Renata iniciou sua carreira, responsável pelas entradinhas, de toque tailandês.
Dona de uma hiperatividade criativa, Renata faz questão de se envolver em todas as etapas de seus negócios, da concepção de um novo restaurante, à criação dos pratos até os detalhes do uniforme dos garçons. Autodidata, aprendeu muito do que sabe na cozinha da avó e mais tarde em uma temporada de estudos na Europa, onde fez estágio em restaurantes renomados.
Ousada nos negócios, consagrou-se com apenas 20 anos, com a premiada cozinha do Marakuthai. Hoje, com currículo de gente grande, Renata acumula prêmios como o de Chef Revelação do Brasil pelo Guia Quatro Rodas (2008). O estágio no Noma em 2011, restaurante dinamarquês comandado por Rene Redzepi que na época liderava o ranking The World’s 50 Best da revista inglesa Restaurant, trouxe ainda mais bagagem para a jovem chef. Apesar da rotina agitada como chef, Renata não abre mão da paz de um domingo nas areias de Ilhabela, da vaidade, da vida pessoal, da família e de rodar pelo mundo vez ou outra. Conhecida pelos lenços coloridos e dólmãs estilizados, Renata traz na pele a paixão pela cozinha.