800g de capeletti de carne
500g de músculo
1 cebola média
3 dentes de alho
1/2 talo de alho poró
2 batatas pequenas
1 cenoura
2 talos de salsão
4 folhas de louro
1/2 xic de salsinha picada
1 col de sopa de shoyo
Tomilho e alecrim a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Corte o músculo em cubos e tempere com sal e pimenta.
Em uma panela de pressão, doure bem os pedaços de carne.
Em uma frigideira, doure a cebola cortada em pétalas grandes. Quando elas estiverem bem queimadinhas, jogue 300ml de água na frigideira para aproveitar o sabor do fundo da panela.
Com a carne bem dourada, adicione o alho e o alho poró picados e refogue bem. Junte a batata, a cenoura e o salsão em pedaços grandes e adicione a água com a cebola que estava na frigideira.
Junte as ervas (salsinha, tomilho, alecrim, louro)
Além da água da cebola, adicione mais 1,5l de água, sal e pimenta do reino a gosto. Tampe e deixe cozinhando por 30 minutos na pressão. Se fizer em uma panela normal, o tempo de cozimento é de 1h30.
Com uma peneira, coe todo o caldo e retire as batatas. Passe as batatas pela peneira para formar um purê bem lisinho e incorpore no caldo batendo bem com um fouet para engrossar.
Para tirar a gordura do caldo, espere o caldo esfriar, jogue pedras de gelo, espere a gordura endurecer em volta do gelo e retire-os com uma escumadeira.
Você pode adicionar um pouco de shoyo para dar uma escurecida no seu brodo.
Cozinhe os capelettis no caldo, sirva com bastante parmesão ralado.
Ah, e você pode guardar tudo que sobrou (a carne, os legumes) e fazer uma comidinha pro seu filho, um arroz, ou até mesmo juntar em um molho de tomate.